A Ultrassonografia Ginecológica avalia as mamas, órgãos genitais internos e a pelve da mulher.
Os exames podem ser realizados via abdominal ou preferencialmente via vaginal, onde temos uma melhor resolução de imagem. Dentro dessa categoria temos exames especiais como o tridimensional para avaliação de mal-formação uterina (útero bicorno, septado) e também a monitoração da ovulação.

Clique abaixo para saber mais detalhes sobre os exames, bem como as fotos dos mesmos:

Pélvica e Transvaginal

Realizada via abdominal (pélvica – necessita de bexiga cheia) ou via transvaginal tem por finalidade avaliar os órgãos genitais internos, para atestar a normalidade como exame de rotina ou fazer diagnóstico de doenças como endometriose, miomas, cistos, além da gestação inicial.

Monitoramento de Ovulação

Tem a finalidade verificar se a mulher está ovulando e em que dia do ciclo isso está acontecendo.
Deve ser realizada via transvaginal e é composta por 3 ou 4 exames seriados, em média.
O primeiro exame é feito no final da menstruação e os posteriores de acordo com a evolução dos folículos no ciclo, até que se comprove a ovulação. Além do exame básico dos órgãos genitais internos são examinados o crescimento do endométrio e dos folículos ovarianos com o passar do ciclo.
É fundamental nos casos de indução de ovulação, como controle da eficácia do tratamento e para evitar hiper estímulo ovariano com medicação.
Tridimensional Transvaginal

Mostra com bastante clareza as malformações uterinas, fazendo diferenciação de útero septado de bicorno, avaliando a extensão das alterações presentes, investigação de adenomiose, miomas, localização de DIU, etc.
Também pode avaliar cistos ovarianos, fazer contagem de folículos, auxiliar no diagnóstico de gestação ectópica (principalmente cornual uterina).

Dopplerfluxometria

Pode ser adicionada a qualquer exame pélvico ou transvaginal, e tem por finalidade avaliar a circulação sanguínea, principalmente na suspeita de tumores ovarianos malignos.
Também ajuda nos casos de infertilidade na avaliação de folículos e corpo lúteo e diferenciação de miomas e adenomiose.